Seja Bem Vindo


    Tutorial Humunculo By: Juka

    Compartilhe

    Juka
    Last Hit Member - Forum Ativo

    Mensagens : 28
    Data de inscrição : 30/10/2009

    Tutorial Humunculo By: Juka

    Mensagem por Juka em Dom Dez 13, 2009 3:38 pm

    Homunculus

    “O mestre de todas as coisas relacionadas à criação
    Eles acreditam, se eles não podem criar alguma coisa... ninguém mais pode. Eles
    são aqueles poderosos. Eles são os Criadores.”

    A classe de Alquimista é uma das mais interessantes e desafiadoras de todo o
    Ragnarok. Apesar de podermos joga-los desde quando a classe foi implementada
    (no episódeo de Juno), ela não está 100% completa, por causa de problemas e
    bugs que ocorreram em seu beta no Sakray do kRO e, por isso, entrou no jogo sem
    suas mais interessantes habilidades, as que invocam Homunculus. Depois de
    muitos testes e muito tempo, finalmente os homunculus estão disponíveis.

    Os Homunculus são basicamente pets que lhe ajudam nas batalhas em que você
    realiza, seja atacando ou lhe dando suporte. Eles podem tanto ser invocados por
    Alquimistas quanto “Creators”(Criadores).

    Como Invocar um Homunculus?

    Para invocar um Homunculus é necessário primeiro realizar uma quest, onde se
    consegue a primeira habilidade, a “Basis of Life”(Base da
    Vida). Junta-se os itens:

    · Morning Dew of 3ggdrasil(Orvalho da Manhã de Yggdrasil):




















    · Seed of Life(Semente da Vida):


    Glass Tube(Tubo de Vidro):



    Com a habilidade “Preparar Poção”, e o "Manual
    de Criação: Vol.1: Poções Comuns", junta-se os 3 itens e
    consegue-se um “Embryo”(Embrião) :



    O Embrião permanece com você até que você use a habilidade “Call Homunculus”(Invocar Homunculus), onde um Homunculus é entregue a você
    aleatoriamente. Como em “Preparar Poção”, há uma
    chance em porcentagem para que você consiga invocar um Homunculus. Os
    atributos necessários para aumentar as chances de sucesso se baseiam na DES e
    INT. Um char com cerca de 95 de INT e 70 de DES tem cerca de 80% de sucesso de
    se conseguir o Homunculus através do “Embryo”.
    Infelizmente ainda não existe uma fórmula exata de sucesso.

    Existem atualmente 4 tipos de Homunculus, cada um com 2 espécies diferentes.
    Essas 2 espécies são basicamente a mesma coisa, com suas formas iniciais e
    formas desenvolvidas, mas que se diferem apenas em suas aparências.
    Para se conseguir a forma desenvolvida do Homunculus, sua forma secundária, é
    necessário aumentar sua intimidade com ele, para a intimidade “Melhor Amigo”, da mesma forma como se aumenta a intimidade com um pet
    normal, ou seja, alimentando-o e não morrendo. Depois disso deve-se usar um
    item para transforma-lo. O item se chama “Philosopher's Stone”(Pedra Filosofal):













    Quais são
    os Homunculus?


    Como falado anteriormente, existem 4 tipos bem distintos, cada tipo com 2
    variações que se diferem apenas em sua aparência, e que possuem uma forma
    inicial e uma forma desenvolvida.

    Os Homunculus são:

    - Amistr -





    /






    Castling(Fortificar), ativa

    Instantaneamente troca a localização do jogador e do Amistr. O monstro que
    estava atacando o jogador irá agora atacar o Amistr. Não pode ser usado em WoE.

    nvl1: 20% de chance de sucesso.
    nvl2: 40% de chance de sucesso.
    nvl3: 60% de chance de sucesso.
    nvl4: 80% de chance de sucesso.
    nvl5: 100% de chance de sucesso.



    Defense(Defesa), ativa.

    Temporariamente aumenta a defesa do Amistr e do jogador.

    nvl1: +2 de defesa, 40 segundos de duração.
    nvl2: +4 de defesa, 35 segundos de duração.
    nvl3: +6 de defesa, 30 segundos de duração.
    nvl4: +8 de defesa, 25 segundos de duração.
    nvl5: +10 de defesa, 20 segundos de duração.



    Adamantium Skin(Pele de Adamanto), passiva.

    Aumenta a defesa, o HP máximo e a regeneração do HP do Amistr.

    nvl1: 2% a mais de HP, 5% a mais de regeneração, +4 de defesa.
    nvl2: 4% a mais de HP, 10% a mais de regeneração, +8 de defesa.
    nvl3: 6% a mais de HP, 15% a mais de regeneração, +12 de defesa.
    nvl4: 8% a mais de HP, 20% a mais de regeneração, +16 de defesa.
    nvl5: 10% a mais de HP, 25% a mais de regeneração, +20 de defesa.



    Blood Lust(Desejo de Sangue), ativa.

    Por no máximo 5 minutos de duração, o ataque de Amistr é aumentado e cada
    ataque tem uma chance de que 20% do dano volte como HP para o jogador.

    nvl1: 1 minuto de duração, 130% de dano, 3% de chance de sugar HP, 5 minutos de
    delay(atrasos)*.
    nvl2: 3 minuto de duração, 140% de dano, 6% de chance de sugar HP, 10 minutos
    de delay*.
    nvl3: 5 minuto de duração, 150% de dano, 9% de chance de sugar HP, 15 minutos
    de delay*.





    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    - - - - - - - - - - - - - - - - -

    - Filir -






    /






    Moonlight(Luz da Lua), ativa.

    Filir ataca o alvo com seu bico.

    nvl1: 1 batida, 220% de dano.
    nvl2: 2 batidas, 330% de dano.
    nvl3: 2 batidas, 440% de dano.
    nvl4: 2 batidas, 550% de dano.
    nvl5: 3 batidas, 660% de dano



    Fleeting Move(Movimento Rápido), ativa.
    Temporariamente aumenta o ataque e a velocidade de ataque de Filir.

    nvl1: +3% Vel. de Atq, 110% de dano, dura por 60 segundos, 60 segundos de
    delay(atraso)*.
    nvl2: +6% Vel. de Atq, 115% de dano, dura por 55 segundos, 70 segundos de
    delay(atraso)*.
    nvl3: +9% Vel. de Atq, 120% de dano, dura por 50 segundos, 80 segundos de
    delay(atraso)*.
    nvl4: +12% Vel. de Atq, 125% de dano, dura por 45 segundos, 90 segundos de
    delay(atraso)*.
    nvl5: +15% Vel. de Atq., 130% de dano, dura por 40 segundos, 120 segundos de
    delay(atraso)*.



    Over Speed(Velocidade Excessiva), ativa.

    Temporariamente aumenta a esquiva de Filir.
    nvl1: +20 de esquiva, dura por 60 segundos, 60 segundos de delay(atraso)*.
    nvl2: +30 de esquiva, dura por 55 segundos, 70 segundos de delay(atraso)*.
    nvl3: +40 de esquiva, dura por 50 segundos, 80 segundos de delay(atraso)*.
    nvl4: +50 de esquiva, dura por 45 segundos, 90 segundos de delay(atraso)*.
    nvl5: +60 de esquiva, dura por 40 segundos, 120 segundos de delay(atraso)*.

    SBR44, ativa.

    Diminui sua intimidade com Filir em troca de um dano muito alto a um alvo.
    - Lif





    /






    Healing Touch(Toque Curador), ativa.

    Cura o jogador ou outro jogador se especificado. A habilidade funciona
    exatamente como o “Curar” de Noviço.
    O HP curado é calculado pela INT da Lif.

    nvl1: 13 sp.
    nvl2: 16 sp.
    nvl3: 19 sp.
    nvl4: 22 sp.
    nvl5: 25 sp



    Emergency Evasion(Fuga de Emergência), ativa.

    Temporariamente aumenta a velocidade de locomoção do jogador e da Lif.

    nvl1: 10% mais rápido, 40 segundos de duração.
    nvl2: 20% mais rápido, 35 segundos de duração.
    nvl3: 30% mais rápido, 30 segundos de duração.
    nvl4: 40% mais rápido, 25 segundos de duração.
    nvl5: 50% mais rápido, 20 segundos de duração.



    Brain Surgery(Cirurgia no Cérebro), passiva.

    Aumenta o SP máximo e a regeneração de SP de Lif, bem como o valor curado pelo
    “Healing Touch”.

    nvl1: 1% a mais de SP, 3% a mais de recuperação de SP, 2% de bônus no
    “Healing Touch”.
    nvl2: 2% a mais de SP, 6% a mais de recuperação de SP, 4% de bônus no
    “Healing Touch”.
    nvl3: 3% a mais de SP, 9% a mais de recuperação de SP, 6% de bônus no
    “Healing Touch”.
    nvl4: 4% a mais de SP, 12% a mais de recuperação de SP, 8% de bônus no
    “Healing Touch”.
    nvl5: 5% a mais de SP, 15% a mais de recuperação de SP, 10% de bônus no
    “Healing Touch”.



    Mental Change(Mudança Mental), ativa.

    Por um período de 5 minutos, o HP e o SP máximo são trocados um com o outro.
    Depois de ativar a habilidade o HP é totalmente curado. Ataques que não usam
    habilidades são aumentados pelo valor do MATQ de Lif. Depois da duração da
    habilidade, o HP e o SP são colocados em 10.

    nvl1: 1 minuto de duração, 10 minutos de delay*.
    nvl2: 3 minuto de duração, 15 minutos de delay*.
    nvl3: 5 minuto de duração, 20 minutos de delay*.




    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    - - - - - - - - - - - - - - - - -

    - Vanilmirth -






    /






    Benediction of Chaos(Bênção do Caos), ativa

    Usa aleatoriamente “Curar” em você,
    no inimigo que você está atacando ou em Vanilmirth.

    nvl1: “Curar” nível 1: Inimigo: 50% /
    Vanilmirth: 20% / Jogador: 30%.
    nvl2: “Curar” nível 1 ao 2: - Inimigo: 40% /
    Vanilmirth: 50% / Jogador: 10%.
    nvl3: “Curar” nível 1 ao 3: - Inimigo: 25% /
    Vanilmirth: 25% / Jogador: 50%.
    nvl4: “Curar” nível 1 ao 4: - Inimigo: 36%
    / Vanilmirth: 60% / Jogador: 4%.
    nvl5: “Curar” nível 1 ao 5: - Inimigo: 33% /
    Vanilmirth: 34% / Jogador: 33%.

    Change Instruction(Mudar Instrução), passiva.

    Aumenta a INT e a FOR de Vanilmirth.

    nvl1: +1 INT/ +1 FOR.
    nvl2: +2 INT / +1 FOR.
    nvl3: +2 INT / +3 FOR.
    nvl4: +4 INT / +4 FOR.
    nvl5: +5 INT / +4 FOR.



    Bio Explosion(Explosão Biológica), ativa.

    Vanilmirth se auto-destrói e infringe um dano que ignora defesa em tudo dentro
    de uma área de 9x9 em volta dele. O dano é baseado em seu HP máximo e, depois
    do ataque, a intimidade é reduzida a 1.

    nvl1: HP máximo x1.
    nvl2: HP máximo x1.5.
    nvl3: HP máximo x2




    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
    - - - - -

    * : O Atraso que há é que após usar aquela habilidade, o Homunculus não poderá
    usar mais nenhuma habilidade de cast pelo determinado tempo do nível da
    habilidade.
    ** : A quarta habilidade de cada um dos Homunculus ainda não foi oficialmente
    implementado, mas ainda continua no client do kRO. Preciso Alimenta-los Como
    Faço com os Pets? O Que Eles Comem?


    Sim, é preciso alimenta-los como nos fazemos com os pets. Abaixo uma tabela
    mostrando o que é necessário para alimenta-los:





    Como foi falado, o Homunculus tem uma avaliação do quão amigo seu ele é. A
    intimidade é aumentada através da alimentação que damos a ele. Quanto mais o
    alimentamos(e na hora certa), mais íntimo ele fica de seu dono.

    Exite um bônus de intimidade quando o Homunculus é alimentado na hora certa. Os
    bônus são:

    1-10% de fome - Homunculus recebe 50% de bônus na intimidade.
    11-25% de fome - Homunculus recebe 100% de bônus na intimidade.
    26%-75% de fome - Homunculus recebe 75% de bônus na intimidade.
    76%-90% de fome - Homunculus perde 5% de bônus na intimidade.
    91%-100% de fome - Homunculus perde 50% de bônus na intimidade.

    Isso quer dizer que a melhor hora de alimentá-lo é quando a barra da fome
    estiver entre 11 e 25 pontos.

    A cada mais ou menos 5 minutos, a barra de fome do Homunculus desce cerca de 2
    pontos.

    Quando o Homunculus morre, ao contrário da gente, que perde EXP, ele vai
    perdendo intimidade com o dono. Quando a intimidade chega a zero, ele foge, e é
    necessário criar um outro homunculus.

    Uma curiosidade: a necessidade de alimentá-los aumenta quando o Homunculus está
    lutando. Quando ele não está lutando, a “fome” dele é
    menor.

    Habilidades para Alquimistas

    Para podermos criar um homunculus, precisamos acima de tudo, as habilidades
    para o Alquimista. A primeira habilidade é conseguida através de uma quest.

    As habilidades são as seguintes:



    Basis of Life(Base da Vida), passiva. 1 nível.

    Pré-requisito para as habilidades de criação de homunculus. �? ganho através
    de uma quest. Nenhum ponto de classe é necessário para esta habilidade.



    Call Homunculus(Invocar Homunculus), ativa. 1 nível.

    Invoca os seus Homunculus usando um “Embryo”.



    Peaceful Rest(Descanso em Paz), ativa. 1 nível.

    Armazena seu Homunculus enquanto não está sendo usado. Use “Call Homunculus” para despertá-lo.



    Resurrect Homunculus(Reviver Homunculus), ativa. 5 níveis.

    Revive seu Homunculus. Algo como “Ressuscitar” dos
    Sacerdotes. No nível 1 por exemplo, quando o Homunculus é ressuscitado,
    ele volta com 1 de HP.




    Somando todas as habilidades, é necessário apenas 7 pontos para maximizar todas
    as habilidades de Homunculus, portanto, não é nem um pouco desgastante para um
    Alquimista obtê-las.

    Junto com a chegada desse episódio, houve no kRO um Reset Skills NPC em Juno,
    que resetava os pontos de classe dos Alquimistas. Como não se sabe se ele
    existirá no bRO, seria interessante pensarem bem antes de usar os pontos de
    habilidade em outras coisas que não reservar para os Homunculus. A escolha é
    sua.

    Existem planos no kRO de se estender o número de habilidades de Homunculus para
    os Alquimistas. Por isso, aguardem por novidades.

    A lista de habilidades dos Homunculus fica na janela de atributos, na opção
    “Skills”. A cada 3 níveis do Homunculus,
    um ponto de habilidade é dado para que possa ser usado em uma das habilidades
    que ele possui, assim como subimos de nível de classe e ganhamos um ponto para
    ser usado em uma das nossas habilidades.

    Além das habilidades que podem aparecer para os Alquimistas, há a possibilidade
    de que novas habilidades venham para os Homunculus, já que mesmo com todas as
    habilidades no último nível, sobram muitos pontos para serem distribuídos em
    níveis adiantados dos Homunculus.

    Quest Para a Habilidade “Bioética”


    1.Vá até o Instrutor de Bioética da Corporação Rekenber, que fica às 11 horas
    direcionais em Lighthalzen Dentro do QG siga pela esquerda e para cima até
    encontrar.








    2.Fale com ele,ele lhe fará 15 perguntas diversficadas sobre os homuculos

    Pergunta 1: Quantos itens são necessários para fazer o embrião,tirando a
    vasilha de mistura e o manual?

    Resposta 1: 3
    Pergunta 2: Qual é o manual necessário para se criar um embrião?
    Resposta 2: Manual de Criação Vol.4
    Pergunta 3: Quantos tipos de homunculus existem?
    Resposta 3: 4 Tipos
    Pergunta 4: Qual o item necessário para fazer o homunculo passar da sua fase
    inicial para a fase desenvolvida?

    Resposta 4: Pedra do Sábio
    Pergunta 5: Qual é o alimento do homunculo Filir?
    Resposta 5: Garleta
    Pergunta 6: Qual é o alimento do homunculo Lif?
    Resposta 6: Ração para bixinho
    Pergunta 7: Qual é o alimento do homunculo Vanilmirth?
    Resposta 7: Scell
    Pergunta 8: Para a habilidade 'Cura Pelas Mãos' de lif,qual item é gasto?
    Pergunta 9: Poção Vermelha Compact
    Pergunta 10: De quantos em quantos niveis o homunculo ganha ponto de
    habilidade?

    Resposta 10: 3
    Pergunta 11: É possível ter mais de um homunculu?
    Resposta 11: Não
    Pergunta 12: A única skill que cura homunculo é:
    Resposta 12: Arremessar Poção
    Pergunta 13: Homunculos podem receber buffs,como benção,agi up e etc?
    Resposta 13: Não
    Pergunta 14: Quantas habilidades por enquanto cada homunculu tem?
    Resposta 14: 4
    Pergunta 15: Quando é possível ter a quarta habilidade do homunculu?
    Resposta 15: Na sua forma evoluída


    Bioética
    Tipo : Passiva
    Resultado : Habilidade fundamento para a criação de um homunculus

    Vaporizar
    Tipo: Suporte
    Resultado : Desfaz o homuculo,Uma vez desfeito,você não poderá ressuscitá-lo, e
    deverá criar outro Homuculo se quiser utilizar suas habilidades.

    Criar Homunculus
    Tipo : Suporte
    Resultado : Ativa ou desativa um Homunculus para combater por seu mestre.
    Dependendo do poder do seu Homunculus, a quantidade de SP gasta por essta
    habilidade é maior.

    Ressuscitar Homunculus
    Tipo : Suporte
    Resultado : Ressuscita um Homunculus. O fucionamento é bem semelhante ao da
    habilidade [Ressuscitar], com os mesmos tempos de conjuração, mas funciona
    apenas em homunculus caídos.


    Upando o Homunculus

    Para conseguir aumentar níveis no seu Homunculus, duas informações devem ser
    levadas em consideração: a sua intimidade e o EXP ganho por monstro, em que
    parte vai para o Homunculus.

    Quando você começa a lutar, seu Homunculus começa a te ajudar. Se você usar o
    comando "Attack" em um monstro, o seu Homunculus começa a atacar
    monstros freneticamente, matando um atrás do outro até que você mande ele
    parar, em que mesmo se um monstro atacar seu Homunculus, ele não revida. Você
    pode mudar essa configuração modificando os scripts das I.A.s(falarei algo
    sobre isso adiante).

    O Homunculus usa para aumentar o nível a EXP adquirida pela morte do monstro,
    mas apenas a EXP que vai para o nível de classe do jogador. Portando, seu nível
    é baseado nos pontos de classe. Por isso, upar em monstros que possuem boa
    experiência de classe pode ser uma boa idéia para desenvolver o seu Homunculus
    rapidamente.

    A experiência adquirida pelo homunculus segue a seguinte fórmula:
    EXP = A x (B/C)
    A=Quantidade de EXP quanho na morte do monstro
    B=Dano causado pelo Homunculus no monstro
    C=Dano do monstro no Homunculus + Dano do monstro no jogador

    Quando subimos de LV um Homunculus, há um incremento no Ataque, Defesa, Esquiva
    e na Velocidade de Ataque. O Nível máximo de um Homunculus é o LV110!!

    Existe uma grande possibilidade que em updates futuros existam equipamentos
    para os Homunculus, já que existe uma opção na janela de status em que se pode
    mudar equipamentos, mas que ainda não está habilitado.

    Para curar seu Homunculus, a única habilidade disponível para isso é a
    “Arremessar Poção”, do próprio Alquimista. Não é
    possível cura-lo de outra forma, como a habilidade “Curar” de Noviço. "Slim Aid Pot" também não funciona.

    Lembrando que agora, com Homunculus e as habilidades “Criar
    Esferas-Marinhas” e “Criar Flora”(que terá um update futuro que melhorará consideravelmente a
    habilidade), podemos criar verdadeiros exércitos para combater os monstros mais
    difíceis.

    Ações e Informações sobre Homunculus
    Quando clicamos com o botão direito no Homunculus, aparece uma janela com
    algumas opções, como em pets normais. As opções são:

    · Attack (Atacar)
    Selecione um inimigo com ALT+Botão Direito, e então pressione novamente
    ALT+Botão Direito para que o Homunculus comece o ataque ao alvo. Para Cancelar,
    apenas dê a ordem “Move” ou “Stay”.
    · Move (Mover-se)
    Pressione ALT+Botão Direito no chão para fazer com que o homunculus mova-se até
    lá. Este comando se sobrepõe a todos os outros comandos. Lembre-se: o
    Homunculus não pode se mover para muito longe de você.
    · Stay (Ficar)
    Enquanto realiza outro movimento, clique com o botão direito no Homunculus para
    abrir o menu. Escolha “Stay” e ele cancelará
    todos os seus movimentos e ficará parado ao seu lado.
    · Feed (Comer)
    Clique em “Feed” para que o seu Homunculus se alimente
    com a comida apropriada. Lembre-se de alimenta-lo constantemente para
    que ele não fuja de você.
    · Name Change (Mudar Nome)
    Como em pets, você pode mudar o nome de seu pet, mas apenas UMA vez.
    · Delete (Deletar)
    Apaga permanentemente o seu Homunculus. Depois disso, você terá que invocar um
    novo Homunculus.

    Janela de Atributos dos Homunculus

    Quando você abre a janela de informações do seu Homunculus(ALT+R), uma série de
    informações são mostradas, como os atributos, níveis de experiência, e
    intimidade com o dono. A janela mostrada é essa:




    �? uma janela muito parecida com uma de pets, com a diferença de que mostra
    atributos e níveis de experiência do Homunculus. Outro fato interessante é o
    "Acessorio Desquipado", o que está dando margem a idéia de que
    brevemente a Gravity possa implementar Equipamentos para nossos Homunculus.
    Aposto em Equips de redução de dano e coisas do tipo

    Resumindo...

    Tentei com esse trabalho levar o máximo de informação a respeito da classe.
    Consegui reunir um material que simplesmente não é encontrado completo deste
    jeito em nenhum local, como sites e fórums sobre o RO pelo mundo, o que me
    deixa muito orgulhoso, fazendo deste trabalho o mais completo sobre Homunculus,
    assunto que me deixa fascinado.

    Com a entrada dos Homunculus, os Alquimistas finalmente terão o respeito
    merecido, já que antes da entrada deles, serviam basicamente como meros
    personagens de suporte. Com Homunculus, os Alquimistas se tornam os personagens
    mais interessantes do jogo, e também um dos mais versáteis.

    Duvido que os que leram esse documento não tenham ficado com vontade de ter um
    Alquimista, já que com certeza é uma classe que proporciona muita diversão aos
    jogadores de Ragnarok.


    By Juka


    Última edição por Juka em Seg Dez 14, 2009 9:27 am, editado 1 vez(es)
    avatar
    Shadow-Igor
    Last Hit Member - Forum Ativo

    Mensagens : 294
    Data de inscrição : 23/08/2009

    Re: Tutorial Humunculo By: Juka

    Mensagem por Shadow-Igor em Dom Dez 13, 2009 7:44 pm

    Uia ainda tem gente postando no fórum

    Juka escreveu: Tentei com esse trabalho levar o máximo de informação a respeito da classe.
    Consegui reunir um material que simplesmente não é encontrado completo deste
    jeito em nenhum local, como sites e fórums sobre o RO pelo mundo, o que me
    deixa muito orgulhosa, fazendo deste trabalho o mais completo sobre Homunculus,
    assunto que me deixa fascinada.

    Vc tá muito orgulhosa e fascinada *--*

    Parabens ^-^


    _________________
    Meu tutorial!Clique Aqui!

    Juka
    Last Hit Member - Forum Ativo

    Mensagens : 28
    Data de inscrição : 30/10/2009

    Re: Tutorial Humunculo By: Juka

    Mensagem por Juka em Seg Dez 14, 2009 9:26 am

    KKK vo aruma

    Conteúdo patrocinado

    Re: Tutorial Humunculo By: Juka

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Maio 27, 2018 4:31 pm